18/07/2014

Sociedade irracional.

Ás vezes agimos sem pensar, dizemos coisas que ferem e nem temos a pequena noção disso, não fazemos ideia dos problemas que certas palavras podem trazer e do quão sérios podem ser para um simples ser.
Por vezes as pessoas são criticadas pela personalidade, ou mesmo por outras coisas a nível social, mas chegar ao ponto de fazer com que uma simples adolescente, visto que acontece em maioria nas raparigas, se tente matar, não é péssimo, é maquiavélico, é horrível.
Vivemos numa sociedade que por vezes, é digna de ser irracional. Ninguém tem o direito de julgar ninguém pelas diferenças; porque razão uma pessoa que seja mais forte, tenha de ser conhecida pela "gorda" ou pelo "badocha"? Temos que desprezar as pessoas, e limitarmos a nossa sociabilidade e os nossos amigos, só porque alguém é fisicamente diferente? Porquê que simplesmente não vêm outros traços das pessoas, sem ser a sua estrutura física? Porque não se referem à cor do cabelo? Só porque o corpo é o mais visível e o mais fácil de caraterizar as pessoas? Mas às vezes, o caminho mais fácil, é o mais errado; Isto é errado, e não há punição, porque para muitos, não passa de uma diversão gozar com o outro, visto que são palavras, não o irão matar, mas isso está totalmente errado, porque por vezes, há palavras que doem muito mais do que uma simples lapada na cara.
Chama-se bullying ao que me refiro, e este tipo de crime, passa despercebido por muitas famílias, muitos adolescentes acabam por ferir o seu corpo porque no seu grupo de amigos se sentem excluídos, ou porque simplesmente não conseguem fazer amigos por serem diferentes, e isto, para mim, é um assunto que me comove imenso, pois na atualidade não existem pessoas com escrúpulos e educação suficiente para aceitar as diferenças de alguém, e tentar conhecer essa pessoa, que por fora pode ser diferente, mas por dentro, poderá ter muitos mistérios para partilhar.
Conheço casos em que as pessoas se mutilam, tentando acabar com a vida, por não aguentarem mais tanto desprezo, com tantos olhares, com tanta crueldade que esta sociedade transmite; fartas de serem gozadas pelas suas diferenças, fartas de não se sentirem valorizadas por ninguém, fartas de se sentirem inúteis. Eu já passei por isso, já o fiz, já me feri, não por ser excluído dos meus amigos nem devido a nenhum tipo de diferença que eu tenha, mas o que eu sentia naquele momento é uma coisa totalmente inexplicável, uma mistura excêntrica de excesso de desprezo e falta de valorização, sentindo-me como um trapo no mundo, mas conheço pessoas que me compreendem, tendo estas já sofrido de bullying, e sabem o que é sentir o que eu estava a sentir naquele momento.
Com isto tudo apenas quero passar uma mensagem importante a toda a gente que sofre de bullying, e principalmente que estraga o corpo para libertar todas as suas dores espirituais e se aliviar.
"Se estiverem a desesperar, desabafem com alguém, com alguém que seja especial, pois eu acredito que todos temos alguém que nos ama, podendo até nem demonstrar, mas que está sempre lá para nós. Acreditem que vocês são especiais, cada um é especial à sua maneira, aceitem as vossas diferenças e não deixem que os outros vos tentem mudar com opiniões e comentários desprezáveis só porque a vossa presença os incomoda, porque no fundo o que essas pessoas têm é falta de atenção. Quando pensarem em cortarem-se lembrem-se - isto é uma fase da minha vida, não me vou tentar matar, ou mesmo deixar marcas no meu corpo, pois todos nós teremos um futuro, eu vou ser feliz, ser mãe/pai de família, e aí não iria saber o que dizer aos meus filhos o porquê das cicatrizes."
Já senti, só com o olhar, o que uma pessoa sofre graças às suas diferenças, é a coisa mais horrenda de sempre, vermos que a pessoa está a sofrer, que já se aleijou e não poder resolver nada, não podendo ter evitado, e a única coisa que está ao nosso alcance é desinfetar as feridas.
Fico comovido pelo facto de estas coisas acontecerem, pois nos tempos de hoje, nada deveria ser como é, a sociedade irracional que temos não deveria existir, este mundo deveria ser algo em que vivêssemos em harmonia, todos diferentes, mas no fundo todos iguais, e além de tudo, felizes.


Sem comentários:

Enviar um comentário